top of page
  • Foto do escritorEquipe Degraus

Prazer, Degraus 40 anos!


A Escola Degraus de Ensino é um exemplo de pioneirismo na cidade de Juiz de Fora. Fundada em 1983 pela psicóloga Elisabeth Batista de Castro, foi a primeira escola da cidade a oferecer horário integral para crianças da educação infantil.


Já naquela época, muitas famílias precisavam trabalhar fora e não tinham opções seguras para deixar seus filhos. Foi nesse contexto que a Escola Degraus de Ensino surgiu, oferecendo uma solução também para estas famílias.

Desde o início, a escola se destacou pela sua estrutura física e pelos seus profissionais qualificados. As salas de aula sempre foram pensadas para serem amplas e bem iluminadas, com materiais pedagógicos variados e modernos. Além disso, os professores ininterruptamente são selecionados com rigor, passando por um processo seletivo criterioso e recebendo treinamento constante.


A escola também continuamente investe em atividades extracurriculares, oferecendo aulas de música, teatro, dança, informática e esportes. Tudo isso para garantir uma formação integral aos alunos, que não apenas aprendem as disciplinas básicas, mas também desenvolvem habilidades sociais e emocionais.


Com o tempo, o Sistema Degraus de Ensino se consolidou como uma referência em educação na cidade de Juiz de Fora. Muitas outras escolas surgiram, mas ela continuou a oferecer uma proposta pedagógica inovadora e de qualidade.


Hoje, completando 40 anos de sua fundação, a escola mantém a mesma filosofia de ensino e continua a atender famílias que precisam de horários flexíveis para conciliar trabalho e educação dos filhos.



O Sistema Degraus de Ensino não apenas foi pioneira em oferecer horário integral e parcial para crianças em Juiz de Fora, mas também se destacou pela sua proposta pedagógica inovadora. A fundadora acreditava que as crianças podiam aprender de forma diferente da convencional e buscava uma metodologia que estimulasse a criatividade e a autonomia dos alunos.


Para embazar a sua proposta pedagógica, Beth Castro se inspirou na teoria do psicólogo suíço Jean Piaget. Piaget foi um dos principais estudiosos do desenvolvimento cognitivo na infância e propôs uma abordagem pedagógica que valorizava a construção do conhecimento a partir da experiência prática e do questionamento.


A metodologia inicial da Escola Degraus de Ensino, portanto, foi baseada em princípios piagetianos, que visavam estimular o pensamento crítico, a observação, a experimentação e a reflexão dos alunos. A proposta pedagógica envolve atividades lúdicas, trabalhos em grupo, debates e pesquisas, entre outras estratégias que vão além da simples transmissão de conteúdo.


Além disso, a escola sempre buscou um ensino personalizado, adaptando-se às necessidades de cada aluno. Para isso, conta com um acompanhamento individualizado, com orientação pedagógica, psicológica e social, de forma a promover o desenvolvimento integral de cada criança.


Como estamos sempre evoluindo, durante nosso amadurecimento, fomos beber na fonte de outros teóricos como

Piaget e Lev Vygotsky. Os estudos de Piaget colocam o desenvolvimento cognitivo como um processo totalmente

individual e interiorizado, se adequando ao meio no momento da alfabetização. Já nas teorias de Vygotsky, o aprendizado está diretamente ligado às relações sociais em todas as suas fases. Ou seja, o pensamento e os instrumentos necessários para a sua construção estão diretamente ligados aos aspectos sociais.

Vygotsky se baseia nos aspectos interacionistas, pois acredita que é no momento de troca de informações que surgem as funções mentais superiores que englobam o controle do comportamento, as intenções de cada ação e a liberdade diante das características do momento.


Mais recentemente fomos impactados pelos resultados do estudo Project Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, O objetivo dele é estudar e desenvolver métodos para promover a aprendizagem, a criatividade e o pensamento crítico em crianças e adultos.


O Project Zero é reconhecido mundialmente por suas pesquisas e contribuições para a área da educação, e seus resultados têm sido aplicados em escolas e programas educacionais em todo o mundo.


O sucesso da metodologia do Sistema Degraus de Ensino pode ser comprovado pelos resultados dos seus alunos. Muitos deles se destacaram em suas carreiras profissionais e se tornaram cidadãos engajados e conscientes. A escola imprime um legado importante para a educação brasileira, mostrando que é possível inovar e oferecer uma educação de qualidade, que vá além do simples repasse de conteúdo.


Texto: Cláudia Figueiredo

Fotos: Motirõ 360


*Esta matéria faz parte da Revista Degraus Magazine Edição 001 - 2023

48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page